Portal da FAPAC
Tamanho do texto
pequeno
medio
grande
Mapa do Site Fale Conosco

INSTITUCIONAL

Programas

Downloads

Órgãos e Entidades


Quem Somos

APRESENTAÇÃO DA FAPAC

     Criada em 17 de fevereiro de 2012 através da Lei Complementar nº 246, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre- FAPAC surgiu como resposta do governo estadual ao anseio de pesquisadores e instituições de pesquisa acrianas por incentivos afetos à Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação.

     Esta Fundação vem para corroborar os trabalhos que já vinham sendo executados pelo Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- FDCT/FUNTAC e para construir uma cadeia de comunicação e resultados, explorando o crescente fortalecimento das Instituições de Ensino e Pesquisa existentes no Estado.

O FDCT

     O Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FDCT, durante sua gênese no ano de 2003, consistiu em uma iniciativa do Governo Estadual para embrionar a Fundação de Amparo à Pesquisa e, dessa forma, contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

    Conforme previsto por sua lei de criação, o FDCT foi vinculado à Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - FUNTAC que, por sua vez, encarregou-se de operacionalizar as ações de fomento e colocar à disposição do Fundo toda a estrutura física e administrativa demandada.

     Não obstante o pequeno quadro de profissionais e os parcos recursos, as ações foram se concretizando e sendo plasmadas através de parcerias com o Governo Federal e Instituições de Fomento à Pesquisa e do apoio do governo Estadual.

     Os primeiros convênios firmados permitiram a implementação do Programa Primeiros Projetos (PPP), do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) e do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), todos com o apoio do CNPq.

     Nos anos supervenientes novos parceiros e novos programas foram sendo agregados ao rol de atividades do FDCT. Surgiu o Programa de Agentes Locais de Inovação – ALI (com o apoio do SEBRAE), o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas– PAPPE INTEGRAÇÃO (com recursos da FINEP), o Programa de Pesquisa para o SUS- PPSUS (parceria com o Ministério da Saúde), além do aporte recursos próprios para bolsas e projetos individuais de pesquisadores locais, mestrandos e doutorandos, e "Projetos em Rede".

     A contribuição do Fundo na formação de mestres, doutores e outros profissionais foi bastante significativa, alcançando mais de 30 mestres e doutores titulados com o apoio do FDCT e mais de 500 bolsas concedidas entre as modalidades de iniciação científica na universidade e no ensino médio, mobilidade estudantil, doutoramento e agentes locais de inovação. Mais de 150 projetos foram financiados com subsídios e recursos diretos para o desenvolvimento de pesquisas.

     Embora o FDCT fosse reconhecido tanto no âmbito estadual quanto pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo á Pesquisa – CONFAP como agente fomentador da política de ciência, tecnologia e inovação no Acre, a comunidade acadêmica e científica bradava a necessidade de criar uma Fundação de Amparo à Pesquisa, com autonomia e força institucional que permitisse ao Estado explorar sua biodiversidade ímpar e construir um política forte de C,T & I.  

     As reivindicações foram atendidas em fevereiro de 2012 com a Reforma Administrativa proposta pelo Governo do Estado do Acre. Viu-se nascer a Fundação de Amparo à Pesquisa-FAPAC.

     Assim, verifica-se na atual conjuntura uma fase de transição, de incorporação do FDCT pela FAPAC, estruturando as bases desta sobre a experiência e o legado deixado pela FUNTAC (FDCT).




2019 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre - FAPAC :: Rua das Acácias, nº 279, Distrito Industrial | 69.920-175 | Rio Branco | AC
(68) 3213-3161 | gabinete.fapac@ac.gov.br | Localização Localização
Estado do Acre